ambiental

VÍDEO: saque para auxílio emergencial gera fila de mais de 250 pessoas

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Fila se estendeu até a Rua Floriano Peixoto

A fila em frente a agência da Caixa no Calçadão de Santa Maria na manhã desta quarta-feira chamou a atenção de quem passava pelo local. Por volta de 10h da manhã, o aglomerado de pessoas passava em frente do Clube Caixeiral e continuava pela Rua Dr. Alberto Pasqualini até a esquina com a Rua Floriano Peixoto com cerca de 250 pessoas. Segundo relatos, no começo da manhã a fila chegou até a esquina entre a Rua Floriano Peixoto e a Rua Dr. Bozano. As pessoas buscavam sacar os R$ 600 do auxílio emergencial disponibilizado pelo governo Federal (veja abaixo o calendário de pagamento e como realizar o saque).


Aumenta para 50 o número de mortes no Rio Grande do Sul por coronavírus

A dona de casa Marilei Lopes Chaves, de 57 anos, teve dificuldades para utilizar os serviços online e teve que ir até a agência para tentar sacar o dinheiro.

- Eu tenho o Cadastro Único e tudo, mas não consegui baixar o aplicativo até agora. Já tentei várias vezes, até agora de madrugada - explica. Marilei é viúva e cuida de um filho com deficiência. O dinheiro vai ser utilizado para comprar alimentos.

VÍDEO: 56 toneladas de alimento começam a ser distribuídas para escolas da regiã

Por volta de 10h, a última pessoa da fila era o desempregado Alessandro Machado Soares. Surpreendido pelo tamanho da fila, que no momento contabilizava 244 pessoas, de acordo com um funcionário do banco que realizava a contagem, Alessandro segurava nas mãos a conta de energia elétrica, que seria paga com os R$ 600 do auxílio.

- Está complicada a situação, não é fácil para ninguém. Sem o benefício, não iria conseguir fechar as contas. É agua, luz, gás, comida... - disse.

Daniel Soares, de 33 anos, está desempregado há seis meses e buscava transferir o dinheiro para outra conta. Ele também relata dificuldades para acessar o serviço pelo aplicativo.

Campanha da Arquidiocese vai doar 30 toneladas de alimentos

- No início foi tumultuado, depois passei a acessar só de madrugada, aí consegui. Levou umas duas semanas para ser aprovado - conta.

As pessoas respeitavam o distanciamento mínimo de dois metros nos primeiros metros de fila, onde haviam as demarcações no solo. Na metade final da fila, a reportagem do Diário flagrou as pessoas em distância inferior ao recomendado. Por ser de uso obrigatório para acessar o ambiente interno do banco, todos utilizavam máscaras de proteção.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
VÍDEO: RS tem uma pessoa infectada com coronavírus a cada 769 habitantes

Nas áreas centrais da cidade, a movimentação seguiu semelhante ao registrado na segunda e terça-feira, com alta circulação de pessoas. As máscaras seguem sendo utilizadas pela maioria dos transeuntes.

AUXÍLIO EMERGENCIAL
A Caixa informa que tem trabalhado em calendário escalonado justamente para evitar aglomerações no entorno de agências. Para evitar ir ao banco sem ter o direito ao benefício, entenda como funciona o pagamento nos próximos dias:

  • quinta (30 de abril) - nascidos julho e agosto
  • segunda-feira (4 de maio) - nascidos em setembro e outubro
  • terça-feira, (5 de maio) - nascidos em novembro e dezembro

Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo CAIXA Tem, fazer o login, selecionar a opção "saque sem cartão" e informar o valor a ser retirado. O app vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui. O  está disponível exclusivamente para clientes da Poupança Social Digital. Os beneficiários do Bolsa Família, pessoas que já têm poupança na Caixa e correntistas de outros bancos não precisam baixar o app.

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem com o seu CPF e senha numérica de 6 dígitos
  • Selecione a opção "Saque sem cartão", que será habilitada na data marcada para o resgate do dinheiro
  • Informe o valor que deseja sacar
  • Como não há cartão para esta conta digital, será gerado um código autorizador para o saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas. Anote o número
  • O código terá validade de duas horas
  • No caixa eletrônico ou na lotérica, digite o código autorizador
  • Atenção! Será preciso informar o código autorizador emitido pelo aplicativo Caixa Tem para fazer o saque


PARA QUEM TEM POUPANÇA NA CAIXA OU USUÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA
Segundo o banco, os beneficiários do auxílio que receberam o crédito em poupança da Caixa podem movimentar o valor digitalmente pelo Internet Banking ou mesmo utilizando o cartão de débito em suas compras.

Os beneficiários do Bolsa Família que têm direito a receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular. Segue o calendário dos próximos pagamentos para este público: 

  • quarta-feira (29 de abril) - NIS final 9
  • quinta-feira (30 de abril) - NIS final 0

PREVENÇÃO
A Caixa reforça que aumentou o número de vigilantes e recepcionistas para controlar o acesso ao banco nos dias de movimento. Ainda de acordo com o banco, algumas agências devem abrir neste sábado (as cidades ainda não foram confirmadas). A Caixa informa que reforçou o protocolo de higienização em suas agências.

*Colaborou Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

INSS vai prorrogar auxílio-doença automaticamente até agências reabrirem Anterior

INSS vai prorrogar auxílio-doença automaticamente até agências reabrirem

Próximo

Campanha da Arquidiocese vai doar 30 toneladas de alimentos

Geral